segunda-feira, 26 de abril de 2010

A cor

A COR

O conceito de cor não pode surgir dissociado do conceito de luz, pois sem luz não existe cor. À medida que escurece, vamos perdendo a definição dos elementos da forma. De todas as ondas magnéticas que existem no Universo, os nossos olhos apenas captam uma pequena faixa, a chamada luz visível.
Por exemplo, quandoa luz branca (que possui todas as cores) incide num determinado objecto, constituído por uma dada matéria, alguns comprimentos de onda são absorvidos, enquanto outros são reflectidos pela matéria que o constitui.
À soma das luzes coloridas do espectro visível damos o nome de síntese aditivaAssim, se colocarmos as cores azul, verde e vermelho sobrepostas, verificamos que o azul sobre o vermelho resulta no violeta; que o vermelho sobre o verde origina o amarelo, e que o azul sobre o verde se transforma em em ciano.


Da sobreposição das três cores atrás referidas resulta o branco. É desta mesma forma que se obtêm as cores na televisão, no teatro...
Na síntese aditiva intervêm portanto as cores primárias: o azul, o verde e o vermelho que originam as cores secundárias: amarelo, azul-ciano e o magenta.

Sempre que pretendemos recorrer à cor temos de utilizar as chamadas cor-pigmento, sejam elas de orgem natural ou artificial.
À junção de duas cores-pigmento chamamos síntese subtractiva.



AS QUALIDADES DA COR



As qualidades fundamentais da cor são:

- tom ou tonalidade: refere-se à própria cor. Os diferentes matizes que a compõem formam a tonalidade

- intensidade ou saturação: corresponde ao grau de pureza de uma determinada cor. Quão mais saturada uma cor é, mais pigmentos puros possuem


- luminosidade ou valor: grau de claridade ou de obscuridade de uma determinada cor


O CÍRCULO CROMÁTICO


Itten, pintor e teórico da cor, criou um círculo cromático para estudo da cor-pigmento, no qual considerou três grupos de cor: primárias, secundárias e intermédias.


- Primárias: azul-ciano, amarelo e magenta. Estas cores designam-se desta forma por não serem resultado de mistura de nenhuma outra.

- Secundárias: são todas as cores que são resultado da mistura das cores primárias

- Intermédias: obtêm-se através da mistura de uma cor primária e de uma cor secundária.



O CONTRASTE DAS CORES

As cores diferenciam-se umas das outras atraindo o nosso olhar para pelo tipo de contrastes que produzem. Por exemplo, se tivermos bola vermelha numa folha branca, o vermelho salta-nos mais à vista. Assim, diríamos que o vermelho se destacava.


Existem vários tipos de contraste:

- contraste das cores primárias


- contraste claro-escuro



- contraste quente-frio



- contraste de quantidade



- contraste de qualidade: é aquele que explora os contrastes das qualidades da cor

- contraste simultâneo

- contraste complementar:



Sem comentários:

Enviar um comentário