segunda-feira, 8 de março de 2010

Elementos Básicos da Comunicação Visual

O ponto

É a unidade mais simples e mínima da comunicação visual. As formas pontuais podem apresentar qualidades expressivas diferentes que resultam da sua dimensão, posição e organização no plano. A posição do ponto num plano ou a sua concentração, dispersão ou dissolução pode criar sensações de instabilidade, estabilidade , movimento ou tensão na imagem.



A linha

A linha surge quando os pontos se encontram de tal maneira próximos que se torna difícil distingui-los. Pode servir para definir a forma, pelo contorno, mas pode também possuir um valor plástico adquirindo diferentes expressões.

A expressão da linha deriva não só do seu registo, isto é, espessura, força , textura ... mas também dos seus ritmos e movimentos e da maneira como ocupa e se organiza no espaço visual.

As linhas podem ser:

- rectas: transmitem força e estabilidade
- curvas: transmitem dinâmica
- onduladas: transmitem entusiasmo e emoção

Contudo, quando estas se organizam no espaço podem ser:

- horizontais: transmite quietude, repouso e estabilidade
- verticais: transmitem dinamismo, espiritualidade, equilíbrio
- oblíquas: sugerem movimento




A direcção

Está directamente relacionado com a explicação anterior: as linhas podem ser horizontais, verticais, diagonais ou curvas.



A tonalidade

Tal como o próprio nome indica refere-se à própria cor. As diferentes gradações de uma determinada cor definem a sua tonalidade.

A escala

Caracteriza-se pela capacidade que um objecto possui de se demonstrar ou medir face a outro objecto. Assim, a escala o tamanho de um objecto torna-se relativo pois pode ser considerado maior ou menor tendo em conta o tamanho do objecto ao qual é comparado.

A dimensão

Relaciona-se com a noção de perspectiva.

A textura

Pode ser chamada"a pele dos objectos". Ela é-nos percepcionada através de dois sentidos: o tacto ou a visão que nos ajudam a caracterizar a aparência e da forma como áspera ou rugosa, macia ou lisa, fria ou quente... Assim, de acordo com a matéria que constitui determinado objecto, ou de acordo com o modo como a superfície da forma foi trabalhada, poderemos ver e sentir de modo diferente essa superfície, caracterizando a sua textura.

O movimento

Relaciona-se com o modo como elaboramos uma determinada composição, com o objectivo de sugerir dinâmica aos olhos de quem a observa.



















Sem comentários:

Enviar um comentário